desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Esta ferramenta ajuda grupos grandes e pequenos a identificar as principais tendências de transformação para os próximos três anos, explorar suas consequências e começar a pensar como podem ser atingidas para criar oportunidades comerciais. Ao final do workshop, os participantes criam uma lista com as tendências mais relevantes, elaborando três das tendências mais importantes, inclusive com ideias do que a empresa pode fazer para implementá-las.
Um curso online ao vivo de 6 semanas de duração. Um curso para quem busca desenvolver um novo olhar sobre o futuro e explorar tendências para futuros possíveis.
Apresente o objetivo do workshop, explicando que a ideia é discutir tendências de transformação no futuro próximo e explorar o que a empresa pode fazer para acompanhar essas tendências.
Comece com 20 minutos do exercício Stinky Fish para ajudar o grupo a dividir, num ambiente seguro, suas preocupações e inquietações em relação ao futuro e seus desafios. O objetivo aqui é normalizar incertezas sobre o futuro e abrir espaço para discuti-las.
O contexto para o exercício Stinky Fish pode ser: "Divida com os demais uma preocupação/medo em relação ao futuro digital e seu impacto para você, pessoal e profissionalmente.”
Agora, de maneira colaborativa, o grupo mapeia as tendências de mudança mais relevantes do setor nos próximos 3 anos. Explique aos participantes que quando falamos de "tendência”, não nos referimos a uma simples moda passageira, mas sim a forças propulsoras na sociedade, cujas consequências são drásticas e duradouras.
Este passo tem quatro rodadas de 5 minutos.Cada rodada foca numa categoria diferente. Negócios, Comportamento de Usuário, Demandas de Talento e Tecnologia. A tarefa é pensar no máximo possível de tendências relevantes para cada categoria.
Distribua post-its e canetas aos participantes. Explique que devem escrever uma tendência por post-it, lendo em voz alta antes de colar na parede numa das quatro categorias claramente identificadas.
Se necessário, você pode ajudar os grupos, dando alguns exemplos para cada categoria (use os exemplos do Changes of Tomorrow, ou dê seus próprios exemplos.)
Dê 5 minutos para cada categoria. 20 minutos no total.
Depois das quatro rodadas, parabenize o grupo e explique que o próximo passo é priorizar rapidamente as tendências em termos do que terá o maior impacto. Deve ser em torno de 5 minutos.
Use a ferramenta Dotmocracy, perfeita para ajudar grupos grandes a fazer uma rápida priorização. Usando bolinhas adesivas ou canetas, dê a cada participante 8 bolinhas (votos) para distribuir entre as tendências que apresentaram. Eles devem basear o voto nas tendências que acham que “terão o maior impacto na empresa nos próximos 3 anos.”
Para evitar viés de grupo, peça para pensarem no voto primeiro e depois colar as bolinhas.
Feita a votação, peça ao grupo que selecione as três com mais votos para discutir no próximo passo. After the four rounds, congratulate the group.
O objetivo deste passo é que o grupo explore de maneira colaborativa as tendências mais importantes, criando ideias de oportunidades comerciais.
Divida os participantes em grupos menores de 2-4 pessoas. Cada novo grupo trabalhará com uma tendência, explorando suas oportunidades, consequências, riscos potenciais e imaginando: Como será a nossa empresa daqui a três anos se aproveitarmos todas as oportunidades dessa tendência? Que passos teríamos que tomar hoje para começar a ir nessa direção?
Dê a cada grupo uma grade de tendências, e 15-20 minutos para preenchê-la. Antes de começarem a trabalhar, lembre aos participantes que se trata de um exercício de exploração. Devem trabalhar com base no que conhecem, sentem e percebem, e preencher a grade relativamente rápido.
Depois que preencheram as grades, peça aos os grupos que as apresentem uns aos outros.
Faça um breve fechamento para dar um sentido de finalização.
Fale um pouco “do que já fizemos hoje" e peça para cada participante "encerrar" com um insight do dia que deixe um sentimento positivo em relação ao futuro.
Explique então os próximos passos. O que farão com as tendências e os insights? Como vão trabalhar com eles como pessoas e empresas?
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.