desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Este exercício promove uma abordagem centrada no usuário para a inovação de produtos e serviços. As equipes criam um usuário imaginário (uma persona), mapeiam um dia regular na vida dele e identificam os desafios que ele ou ela experimentam ao longo do dia. As equipes então usam isso para fazer um brainstorm de novos produtos ou serviços que poderiam ajudar com esses desafios. Finalmente, os esboços ou protótipos das melhores idéias são rapidamente desenvolvidos e apresentados para feedback.
Curso online de 6 semanas que vai transformar sua maneira de enxergar, desenhar e desenvolver experiências com foco em necessidades reais dos consumidores.
Explique a finalidade do exercício para as equipes: "Nós vamos projetar um produto ou serviço para uma pessoa específica, observando o seu dia normal".
Dê a cada equipe várias folhas de papel flipchart e peca para eles desenharem uma linha do tempo no centro do papel (usar o papel com orientação paisagem - horizontal) . Marque uma extremidade com 07:00 e a outra com as 24:00.
Você pode variar esta sessão usando um cliente real ou imaginário. As equipes se tornaram a empresa do cliente, perguntando "como a marca X pode resolver o desafio Y para a persona Z?" Se houver mais tempo, as equipes também podem renovar suas idéias: após o feedback do resto do grupo, peça que façam melhorias e reapresente as ideias.
Dê a cada grupo uma pessoa ou peça para eles criarem uma no canto do papel. Eles devem pensar sobre quem é essa pessoa: nome, localização, trabalho, família, interesses. Isso não deve demorar mais de 5-10 minutos.
Agora peça às equipes que usem a área acima da linha do tempo para traçar um dia típico para a persona deles. Eles podem usar post-its ou escrever diretamente no papel. Incentive os grupos a trabalhar de forma rápida e criativa, incluindo tantos eventos do dia quanto possível. Dê grupos de 5-10 minutos.
Os grupos agora devem usar a área abaixo da linha do tempo para fazer um brainstorm dos pontos de contato digitais para sua personalidade. Quais tecnologias e aplicativos eles interagem durante todo o dia? Onde e por que eles os usam? Para essa fase os grupos terão de 5-10 minutos.
Os grupos devem demorar alguns minutos para identificar os maiores pontos de fricção ou desafios que eles encontram durante o dia. O que sua persona achou difícil? O que ela perde tempo fazendo? Onde eles encontram frustração? Os grupos devem apresentar tantos pontos de fricção quanto possível e, em seguida, escolher com quais deles querem trabalhar. Dê aos grupos de 5-10 minutos.
Agora, peça-lhes para explorar como eles podem agregar valor à vida de suas personas, ajudando a reduzir a fricção? Como eles podem aumentar a eficiência e a felicidade? Que produto ou serviço poderiam criar para superar pontos de fricção? Dê 10-15 minutos para um brainstorming de idéias.
Peça às equipes para escolherem uma idéia de produto ou serviço para desenvolver ainda mais. Eles devem dar um novo nome ao novo conceito, descrever o problema que ele resolve e como ele funciona. O conceito deve ser visualmente representado e descrito em um papel de flipchart. Dê aos grupos cerca de 20 minutos.
Todas as equipes agora devem apresentar suas idéias ao grupo. Se o tempo permitir, pode haver um feedback rápido após cada apresentação.
Feche a sessão com uma breve reflexão para extrair aprendizados.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.