desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Este é um processo essencial desenvolvido para ajudar as equipes a definir seu propósito (por que existem) e sua cultura (como trabalham juntos para atingir esse objetivo). Definir essas duas coisas ajudará qualquer equipe a se concentrar e alinhar. A partir de exemplos tangíveis de outras empresas, a equipe trabalha individualmente e em grupo para codificar como é seu trabalho em equipe. O objetivo é uma tradução visual tanto do propósito como da cultura que possa ser afixada no local de trabalho da equipe.
A ferramenta se divide em duas partes distintas, propósito e cultura. A definição de ambos é essencial para qualquer equipe. Ela pode servir para criá-los a partir do zero ou revigorar um propósito e/ou cultura existente.
O propósito é a razão de ser da equipe. Por que ela foi criada. Por que ela é necessária na organização.
A cultura é como a equipe trabalha em conjunto. Como faz o trabalho. E os valores, normas e comportamentos esperados dela.
Comece o workshop pedindo aos membros da sua equipe que reflitam sobre essas questões:
Peça para compartilharem pensamentos gerais em um check-in.
Esta etapa usa o conhecimento coletivo para desenvolver uma ideia ampla de como o propósito da sua equipe pode ser definido.
Primeiro, compartilhe alguns exemplos de propósitos de empresas. Vejo os exemplos abaixo, mas considere também trazer seus exemplos favoritos de dentro ou fora da empresa. Coloque-os na parede para que sejam visíveis aos membros da equipe.
Patagonia - Desenvolver o melhor produto que não cause nenhum dano desnecessário, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental.
Amazon - A empresa mais centrada no cliente do planeta, onde os clientes podem encontrar e descobrir o que quiserem comprar online.
Greenpeace - *Garantir a capacidade da terra de nutrir a vida em toda a sua diversidade.
Facebook - Dar às pessoas o poder de compartilhar e tornar o mundo mais aberto e conectado.
Google - Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.
__
Agora peça a cada pessoa que escreva a versão do propósito desta equipe.
Nesta etapa, você combinará esses objetivos individualmente escritos para chegar a um para toda a equipe.
É sempre um desafio resumir várias versões em uma única versão coletiva, e esse passo demanda um pouco de paciência. O melhor é estabelecer limites.
Usaremos a regra 20x20 para a tomada de decisão em grupo. Dê no máximo 20 minutos para criar um propósito coletivo com no máximo 20 palavras.
Não economize na elaboração e refinamento da linguagem, pois as palavras são importantes: as palavras formam mundos.
Avise quando faltar 10, 5 e 2 minutos para acabar. Muitas vezes, um grupo chega a um propósito coletivo antes de acabar o tempo. Você sentirá a vibração mudar na sala quando isso acontecer. Se assim for, interrompa e vá para o Passo 4.
Uma vez que o propósito foi gerado, aproveite o momento para comemorar.
Agora você tem um propósito coletivo. Nas próximas etapas, você executará um processo similar para a cultura.
A cultura é como sua equipe trabalha em conjunto. Muitas vezes é difícil delimitar e definir em palavras, mas é fácil sentir e experimentar. A cultura é expressa na forma como as pessoas se comunicam, como o trabalho é atribuído e realizado, como o CEO trata o pessoal da limpeza.
Primeiro, compartilhe um ou mais exemplos de cultura empresarial. Recomendamos dar uma olhada no Netflix Culture deck como um exemplo famoso e notável de uma cultura de trabalho claramente definida. Explore e encontre outros exemplos que o inspiram.
Distribua, então, post-its e canetas e peça para escreverem tantas palavras quanto quiserem que representem o melhor da sua cultura de equipe – podem ser ambiciosas ou reais. Uma por post-it. Depois de 5-10 minutos fazendo isso, peça para distribuírem na frente deles na mesa, na parede ou no chão. Dê 1 minuto para removerem metade dos post-its. Deixando-os apenas com a metade boa.
Faça o mesmo novamente, mas peça-lhes para manter apenas 3. Os 3 elementos mais importantes da sua cultura em equipe.
Peça à equipe que fixe seus post-its na parede.
Em grupo, junte as palavras que têm um significado ou sentimento semelhante por trás delas. Esse passo pode gerar bastante discussão. Como facilitador, é seu trabalho reconhecer quando o grupo começa a divagar e trazê-los de volta à discussão para tomar uma decisão.
Quando o agrupamento for concluído, pergunte se falta alguma coisa para a equipe ou se descartaram algum elemento que acham que deveria estar na apresentação. Caso positivo, devem inclui-lo de volta.
Agora você tem um rascunho da cultura. Essas palavras ou frases só funcionam se forem trazidas à vida.
Você precisa explicar cada uma delas, ou seja, definir como é o comportamento quando ele acontece, e como é quando ele não acontece. Por exemplo:
TRANSPARÊNCIA
Trabalhamos de maneira aberta, usando documentos colaborativos a que todos têm acesso e canais abertos de que todos podem participar.
Não temos segredos, não falamos por trás e não trabalhamos isolados.
Faça isso de forma colaborativa em grupo ou atribua frases de cultura a cada pessoa para escrever.
Parabéns, você articulou seu propósito e sua cultura!
Agora faça grandes cartazes e assegure-se de que eles estão sempre visíveis no local de trabalho da equipe.
Revisite este trabalho em 1 mês. Deve ser um documento vivo que muda e se altera conforme muda a sua equipe.
Mesmo se for uma equipe remota, é preciso que o propósito e a cultura estejam visíveis. Faça isso da maneira adaptada ao seu processo de trabalho.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.