desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
A reflexão em grupo tem por objetivo fazer com que os participantes exprimam pensamentos, sentimentos e opiniões sobre uma experiência compartilhada, criando, assim, abertura e confiança na equipe, além de gerar aprendizados e ideias importantes para aplicar em experiências futuras. Para a atividade, os participantes se sentam, formando um círculo, e, primeiro, cada um faz sua reflexão individual que compartilha com o grupo, para depois discutir as potenciais ideias e ações que podem extrair da sessão. Use esta sessão quantas vezes quiser durante o projeto ou programa.
Crie um espaço acolhedor, calmo e silencioso para a atividade. Uma boa ideia é começar com um check-in para ajudar os participantes a entrar no espírito da atividade.
A sessão de reflexão pode ser realizada de várias maneiras. Não se sinta preso aos passos acima. Fique à vontade para experimentar outras formas de executar a sessão. O fundamental é a intenção. Tenha em mente algumas práticas facilitadoras. Ajude o grupo a satisfazer o propósito deles e não o seu. Saiba como estão os participantes emocionalmente. Não force uma busca interna profunda para não deixar a sessão pesada e sombria. Mantenha o foco. Preste atenção nas suas reações e sentimentos à medida que vão surgindo e use-os na sessão quando adequado.
Se for o primeiro, o grupo faz esse exercício. Apresente o propósito da reflexão em grupo e algumas diretrizes para uma experiência efetiva de grupo: os participantes devem falar partindo da perspectiva individual de cada um ("frases em primeira pessoa"), devem evitar generalizações, como "todos" e "algumas pessoas", e devem praticar a escuta ativa quando os demais falarem.
Você também pode apresentar os modelos e teorias que embasam a reflexão da equipe: aprendizagem por ação e prática reflexiva. Desenhe isso num flip chart e realize uma breve discussão com a equipe para explorar qualquer medo ou confusão.
Introduza as seguintes questões de reflexão. Escreva-as num flip chart ou distribua uma cópia impressa, para que as perguntas sejam facilmente visíveis:
Peça aos membros da equipe para refletir sobre as questões, individualmente e em silêncio, fazendo anotações em seus cadernos por cerca de 10 minutos. Coloque uma música tranquila, se for o caso.
Após o tempo alocado, peça aos participantes que se organizem em pequenos grupos (3-5) e compartilhem suas reflexões entre si. Dê 15-20 minutos para esta etapa e lembre aos participantes que devem garantir que todos tiveram a chance de compartilhar.
Reúna o grupo novamente em círculo. Convide os membros da equipe a compartilhar suas reflexões, um por um, dando a volta seguindo a ordem do círculo ou aleatoriamente. Incentive-os a aprofundar os pensamentos e os sentimentos e não apenas ler o que escreveram no caderno.
O papel do mediador aqui é fomentar o senso de confiança e abertura. Incentive os participantes a compartilhar em primeira pessoa "Eu", praticar a escuta ativa e não se envolver em discussões ou debates.
Quando terminar o tempo ou parecer que já dá para terminar, encerre a sessão. Agradeça aos membros da equipe pelo seu envolvimento e participação. Opcionalmente, realize um breve check-out. Não deixe de fazer um pequeno intervalo antes da próxima atividade.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.