desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Um exercício simples para complementar workshops exploratórios e criativos com insights e opiniões externas. Use este exercício ao criar idéias, desenvolver um novo produto ou serviço ou planejar uma estratégia. Neste exercício, os participantes telefonam para um colega de trabalho e fazem perguntas que sejam relevantes para a tarefa. Isso gera rapidamente uma entrada significativa de perspectivas "externas". Muitas vezes, os participantes ficarão surpresos com a simplicidade de solicitar essa contribuição e o quanto ela é importante para o processo.
Explique ao grupo (ou equipes se eles se separaram para trabalhar em projetos) que eles terão a tarefa de reunir informações sobre outras pessoas que não estão participando do workshop com eles e que esses insights contribuirão para o processo atual. Peça a cada pessoa para pensar em um amigo / colega / contato que provavelmente estaria livre e disposto a conversar por alguns minutos.
Esta é também uma ferramenta útil para que as pessoas tenham feedback imediato de seus colegas. Basta substituir as questões em foco pelos feedbacks recebidos.
Escolha uma "questão de foco" que orientará os participantes conversarem por telefone com as pessoas selecionadas. Isso pode ser escolhido por você ou pelo grupo, e pode variar dependendo da finalidade da sessão. Exemplos de perguntas são:
Se você estiver criando uma estratégia: Qual é o maior desafio que nossa indústria enfrenta hoje?
Se você estiver desenvolvendo um novo produto/serviço: O que mais irrita você em sua jornada diária? Que aplicativos você usa diariamente?
Se você estiver avaliando a cultura organizacional: O que não está funcionando bem em nossa empresa hoje? O que há de melhor em trabalhar para nossa empresa?
Peça aos participantes que telefonem para o contato e perguntem as questões foco e determine um prazo para eles trabalharem (10 minutos geralmente são suficientes).
Sugira que eles expliquem brevemente o exercício ao contato e que eles façam anotações ao longo da conversa. Se o contato deles não estiver disponível, peça a eles que pensem em outra pessoa para ligar.
Quando todos terminarem suas conversas, reuna novamente todo o grupo ou equipes de projeto, para compartilhar suas idéias. Se relevante, documente todos os insights à medida em que são compartilhados.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.