desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Este é um método para definir estrutura, direcionamento e primeiros passos de um projeto para ser feito sozinho ou em grupo. Deve-se responder uma lista de perguntas, registrando a resposta num formato digital que possa ser compartilhado. Pode ser tanto um documento "vivo" que se desenvolve com o projeto ou ser um registro claro e conciso do ponto de partida.
Reúna o grupo do projeto. Faça um pequeno check-in para garantir que todos estão de corpo e mente presentes.
Explique que o workshop será curto e tem o propósito de criar estrutura e direcionamento claros para o projeto futuro. Será uma atividade rápida e focada. São nove perguntas para discutir em grupo, escrevendo as respostas no papel e depois transferindo para um documento digital para compartilhar.
Para que a atividade seja dinâmica e ágil, é melhor ficar de pé e usar o quadro branco/flip chart do que se sentar ao redor de uma mesa.
Crie um Estacionamento na parede/mesa. Explique que isso ajuda a manter o foco. Vamos "estacionar" aí os pontos ou perguntas que não contribuem diretamente com a resposta que buscamos. Eles podem ser discutidos ou respondidos depois da sessão.
Decidam no grupo quanto tempo durará a atividade. Divida o tempo em partes iguais entre as 8 perguntas: p.ex., se tiver 90 minutos, aloque 11 minutos para cada pergunta.
Como moderador, sua tarefa é manter o foco e propósito da discussão. Você pode assumir o papel de tomar notas e controlar o tempo ou delegar essa tarefa a outra pessoa no grupo.
Escreva (ou cole uma cópia impressa) as seguintes perguntas. Trate uma de cada vez no tempo alocado.
Propósito*: Qual é o objetivo geral do projeto? (expresse em uma frase).
Resultado desejado: Quais resultados específicos devem ser alcançados até o final do projeto? (procure ter 2-4 pontos).
Grupo alvo e valor: Para quem estão fazendo o projeto? E qual valor oferece para essas pessoas? (procure ter até 3 pontos).
Papéis: Quem está envolvido e é responsável pelo quê? Eis algumas sugestões de papéis:
Marcos e orçamento: O que precisa acontecer até quando? Quanto verba há disponível? (dividido em pontos, num nível amplo).
Como: Como a equipe trabalhará em conjunto, como você se comunicará, dividirá tarefas, colaborará, abordará a tomada de decisões, etc. (tente definir aproximadamente 5 diretrizes com descrições curtas para cada uma).
Critérios de sucesso/fracasso: O que seria o sucesso no caso? O que seria o fracasso no caso? (procure ter 4-5 pontos para cada um).
Conexões: Quais projetos estão vinculados a este? Existem outros documentos ou fontes de dados que precisamos levar em consideração? (listar as conexões com hiperlinks para documentos-chave).
Uma vez respondidas e documentadas todas as perguntas, decida quem assumirá a responsabilidade de compilar tudo num documento digital para ser compartilhado com a equipe.
Antes de encerrar a sessão, dê ao líder do projeto a oportunidade de esclarecer quaisquer pontos que não ficaram claros.
Termine com um check-out, perguntando a cada pessoa quais são as próximas ações relacionadas a este projeto.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.