desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
A Galeria de Retratos é um divertido e energizante jogo de quebra-gelo que faz com que os participantes interajam entre si por meio de desenhos colaborativos de cada um dos membros do grupo. A atividade cria um senso de grupo porque faz com que cada participante receba um retrato desenhado pelos outros membros do grupo. Também tem um resultado visual muito colorido: um conjunto de retratos que podem ser postados no espaço.
Divida o grupo em duas metades iguais, denominadas grupo A e grupo B. O Grupo A forma um círculo interno com todos voltados para fora do círculo; o grupo B forma um círculo externo ao grupo A, com todos voltados para dentro. Cada pessoa do grupo A deve estar de frente para uma pessoa no grupo B.
Os membros do Grupo A, o círculo interno, são os sujeitos dos retratos. O Grupo B é formado pelos artistas. Explique que os participantes do grupo B serão os artistas do grupo A. Todos os membros do grupo B devem ter papel e marcador na mão e começar escrevendo o nome do retratado no topo do documento.
Disponibilize diversas cores de marcadores, do modelo mais grosso possível.
Quando a atividade começar, os artistas do grupo B começam a desenhar os retratados do Grupo A.
Eles fazem isso em intervalos de 10 a 15 segundos. Após cada intervalo, o líder chama "Girar!" E os artistas rodam um passo para a esquerda enquanto entregam seu papel para a pessoa à sua direita. Assim, cada artista está de pé diante de uma nova pessoa e com o retrato dela em suas mãos. Enquanto rodam, os artistas devem manter seus marcadores.
Gire em intervalos de 10 a 15 segundos até que os artistas do Grupo B tenham passado por todos os retratados do grupo A. A esta altura do exercício, os retratos já devem estar bastante desenvolvidos (e confusos). Quando os artistas chegam de volta a sua posição inicial, a rotação termina e eles podem entregar o retrato para essa pessoa.
Mude os grupos e repita. Os artistas se tornam os assuntos e vice-versa.
Com um número desigual de participantes, um facilitador deve intervir como um “extra".
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.