This site is also available in English
team

Galeria de Retratos

A Galeria de Retratos é um divertido e energizante jogo de quebra-gelo que faz com que os participantes interajam entre si por meio de desenhos colaborativos de cada um dos membros do grupo. A atividade cria um senso de grupo porque faz com que cada participante receba um retrato desenhado pelos outros membros do grupo. Também tem um resultado visual muito colorido: um conjunto de retratos que podem ser postados no espaço.

  1. Passos 1:

    Divida o grupo em duas metades iguais, denominadas grupo A e grupo B. O Grupo A forma um círculo interno com todos voltados para fora do círculo; o grupo B forma um círculo externo ao grupo A, com todos voltados para dentro. Cada pessoa do grupo A deve estar de frente para uma pessoa no grupo B.

  2. Passos 2:

    Os membros do Grupo A, o círculo interno, são os sujeitos dos retratos. O Grupo B é formado pelos artistas. Explique que os participantes do grupo B serão os artistas do grupo A. Todos os membros do grupo B devem ter papel e marcador na mão e começar escrevendo o nome do retratado no topo do documento.

    Disponibilize diversas cores de marcadores, do modelo mais grosso possível.

  3. Passos 3:

    Quando a atividade começar, os artistas do grupo B começam a desenhar os retratados do Grupo A.

    Eles fazem isso em intervalos de 10 a 15 segundos. Após cada intervalo, o líder chama "Girar!" E os artistas rodam um passo para a esquerda enquanto entregam seu papel para a pessoa à sua direita. Assim, cada artista está de pé diante de uma nova pessoa e com o retrato dela em suas mãos. Enquanto rodam, os artistas devem manter seus marcadores.

  4. Passos 4:

    Gire em intervalos de 10 a 15 segundos até que os artistas do Grupo B tenham passado por todos os retratados do grupo A. A esta altura do exercício, os retratos já devem estar bastante desenvolvidos (e confusos). Quando os artistas chegam de volta a sua posição inicial, a rotação termina e eles podem entregar o retrato para essa pessoa.

  5. Passos 5:

    Mude os grupos e repita. Os artistas se tornam os assuntos e vice-versa.

    Notas do Facilitador

    Com um número desigual de participantes, um facilitador deve intervir como um “extra".