desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Um workshop versátil para avaliação pessoal e planejamento de ações, em que os participantes usam o modelo SWOB (Strengths / Forças, Weaknesses / Fraquezas, Opportunities / Oportunidades e Barriers / Barreiras) para se avaliar e refletir sobre áreas-chave para o desenvolvimento e criar um plano de ação conciso. Este workshop inclui um componente interativo, no qual os participantes trabalham em pequenos grupos treinando uns aos outros para tornar seus planos de ação tão claros e realizáveis quanto possível.
Segundo o guru Peter Drucker, autoliderança é ser "chefe" da nossa própria vida. Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, pois demanda inspiração, tomada de decisão e planejamento. Para te dar um empurrãozinho rumo à sua própria jornada de liderança, desenvolvemos, em colaboração com nossa alumni Analiz Buiar, um desafio de 10 dias gratuito.
Os participantes fazem uma análise "SWOB" sobre si mesmos, identificando suas principais Forças, Fraquezas, Oportunidades e Barreiras que podem estar dificultando o fortalecimento de fraquezas ou o aproveitamento das oportunidades.
Este primeiro passo é feito individualmente e leva cerca de 20 minutos. Os participantes devem tentar escrever o máximo possível.
Com base na análise SWOB, os participantes refletem sobre a questão: Quais são as áreas de desenvolvimento em que gostaria de focar? Se estiver fazendo este exercício no contexto de um programa ou curso, peça aos participantes que também pensem: Por que me inscrevi neste curso? Como espero sair após essa experiência?
Os participantes identificam 3-5 áreas de desenvolvimento cada. Trabalhando individualmente, eles fazem anotações com base em questões como:
Os participantes completam este passo individualmente por cerca de 45 minutos.
Os participantes se reúnem em grupos de três e compartilham suas reflexões de desenvolvimento entre si. Os participantes nos grupos pequenos se apoiam com perguntas abertas para ajudar a tornar cada roda de desenvolvimento tão clara, valiosa e realizável quanto possíve.
Com base no que cada participante compartilhou e nas conversas que aconteceram, o grupo também poderá criar uma área adicional para que o participante se desenvolva - qualquer outra coisa que o grupo veja / pense / sinta pode ser valiosa para essa pessoa.
Grupos de três, cerca de 40 minutos por pessoa, incluindo perguntas e comentários para os outros.
Feche a sessão com um check-out, em que os participantes compartilham impressões, pensamentos e sentimentos.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.