desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Apesar de vivermos na era digital, o MethodKit para Desenvolver Equipes é uma ferramenta analógica. Ele foi desenvolvida para ajudar a estruturar e organizar o trabalho em equipe, de maneira a ter mais eficácia, criatividade e resultados. O kit, composto por vários cartões, pode ser usado de diversas maneiras – num workshop de inauguração de projeto, em reflexões com a equipe, sessões de coaching e muito mais. Esta ferramenta reúne o essencial para ter e elaborar ideias, servindo de base para fomentar a criatividade. A criação fica por sua conta.
Um curso online de 6 semanas para transformar o seu jeito de liderar com base em ferramentas e a mentalidade de um líder do futuro.
O MethodKit é uma ferramenta analógica para ser usada em reuniões e workshops ou, inclusive, para desenvolver uma ideia avulsa. Os cartões são estruturas flexíveis que representam, cada um, uma perspectiva diferente, como, por exemplo, metas, equipe, orçamento, papéis e responsabilidades.
Não há regras ou quantidade certa de participantes para o MethodKit.
Organize os cartões em função do raciocínio que deseja definir e estruturar. Use-os para discussão, planejamento e organização. São a base para apresentar um panorama visual do projeto ou da equipe, para entender o que é prioridade e o que está faltando. Os catões podem ser usados para ideias, sessões de coaching, reuniões com clientes, workshops e mediação de reuniões.
Aplique, com o grupo, as várias técnicas abaixo, isoladas ou combinadas.
CATEGORIZAR
Categorizar é um jeito conveniente de tomar decisões ou selecionar ideias. As coisas se encaixam em uma de duas categorias, podendo ser, por exemplo, para entender…
MAPEAR
Use os cartões de cabeçalho para organizar ideias e pensamentos. Fixe os cartões selecionados na parede e crie, em conjunto, listas abaixo de cada cartão.
PRIORIZAR
Coloque os cartões numa mesa/parede. Decida quais são importantes. Se for um grupo, cada um escolhe um ou mais cartões e coloca na seção "Do que precisamos falar".
AGRUPAR
Use post-its para agrupar ideias em torno de diferentes cartões numa mesa, parede ou quadro branco. Discuta como estão relacionados, desenhe setas ou organize-os, como se fosse um mapa mental.
ALINHAR O GRUPO
Discuta a importância dos diferentes elementos. Quando não houver consenso, cole o cartão entre a lista de coisas importantes e a de coisas não importantes.
LINHA DO TEMPO
Crie uma linha do tempo visual na parede, representando um projeto ou um período de trabalho para a equipe. Decida quando focar no que, organizando os cartões selecionados na linha do tempo.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.