desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
É uma atividade de formação de equipe que consiste numa competição entre os grupos para montar com 20 espaguetes, fita e barbante – cerca de um metro cada – e um marshmallow a estrutura vertical mais alta que conseguirem. A ênfase da atividade é na comunicação em grupo, dinâmica de liderança, colaboração, inovação e estratégia para resolver problemas. O desafio do marshmallow foi criado por Tom Wujec, que fez a atividade com centenas de grupos em todo o mundo. Visite o site do desafio do marshmallow para mais informações.
Comece montando kits com 20 espaguetes, 1m de fita crepe, 1m de barbante e 1 marshmallow e coloque-os em um saco de papel ou envelope para facilitar a distribuição e potencializar o elemento surpresa ao deixar o conteúdo invisível.
Divida os participantes em grupos de 3-6 pessoas. Cada grupo deve ocupar uma mesa, ficando toda a turma no mesmo ambiente e relativamente próximos.
Passe as instruções, explicando de forma clara e concisa as metas e as regras do desafio.
Construir a estrutura vertical mais alta: A equipe vencedora será a que montar a maior estrutura (medida do tampo da mesa ou do chão até o topo do marshmallow). A estrutura não pode estar suspensa de uma estrutura mais alta, do tipo cadeira, forro ou lustre.
O marshmallow tem de estar inteiro no topo: O marshmallow precisa estar inteiro no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow desclassifica a equipe.
Use quanto precisar do kit: A equipe pode usar quanto quiser dos 20 espaguetes, conforme o necessário, e o quanto quiserem de barbante ou de fita. A equipe não pode usar o saco de papel/envelope como parte da estrutura.
Partir o espaguete, barbante ou fita: A equipe pode quebrar o espaguete ou cortar o barbante e a fita para criar novas estruturas.
O desafio dura 18 minutos: A equipe não pode sustentar a estrutura quando o tempo acabar. Encostar ou segurar a estrutura no final do exercício desclassifica a equipe.
Confirme que todos entenderam as regras: Repita as regras se necessário e pergunte se alguém tem dúvida antes de começar.
Inicie o cronômetro em contagem regressiva e a música no começo do desafio.
Lembre às equipes do tempo: Contagem regressiva. Pode ajudar avisar quando, para terminar, faltarem 12 minutos, 9 minutos (metade), 7 minutos, 5 minutos, 3 minutos, 2 minutos, 1 minutos, 30 segundos e dez segundos.
Comente o desempenho da equipe: Fale a todo o grupo como as equipes estão progredindo. Anuncie em voz alta cada vez que uma equipe construir uma estrutura vertical. Crie uma rivalidade amistosa. Incentive os participantes a olhar em volta e não tenha medo de levantar o astral e o que está em jogo.
Relembre às equipes que quem segurar a estrutura será desclassificado: Várias equipes terão o desejo de segurar e sustentar a estrutura no final para estabilizar, porque colocar o marshmallow no topo faz a estrutura ceder. A estrutura ganhadora tem de estar estável.
Quando acabar o tempo, peça a todos para se sentarem e assim para conseguir ver as estruturas de todas as equipes.
Medir as estruturas: Vá da mais baixa para a mais alta, medindo e anunciando as alturas. Identifique a equipe vencedora.
As equipes fazem uma reflexão sobre o próprio desempenho: peça que se sentem juntos e discutam o próprio processo. Apresente as perguntas abaixo para nortear a reflexão:
Sugestão de perguntas para reflexão:
Encerre com os insights do desafio: Passe o vídeo Marshmallow Challenge TED Talk ou só fale a respeito e descreva alguns dos pontos principais do desafio do marshmallow:
As crianças têm desempenho melhor do que o de estudantes de negócios: Em praticamente todos os aspectos da inovação, as crianças da pré-escola conseguem fazer estruturas mais altas e mais interessantes.
Fazer protótipo é importante: O motivo de as crianças terem melhor desempenho que os alunos de administração é que elas passam mais tempo brincando e fazendo protótipo. Começam naturalmente com o marshmallow e depois vão pondo os espaguetes. Os alunos de administração deixam o marshmallow para o final, passando uma grande parte do tempo planejando e executando o plano, com quase nada de tempo para corrigir o projeto na hora de pôr o marshmallow no topo.
O marshmallow é uma metáfora para as suposições ocultas de um projeto: A suposição no desafio do marshmallow é a de que o marshmallow é leve e espumoso podendo ser facilmente suportado pelos espaguetes. Na hora de construir a estrutura de verdade, os marshmallows provam não ser tão leves. A lição no desafio do marshmallow é que precisamos identificar as suposições em nosso projeto – as necessidades reais, o custo do produto, a duração do serviço – e testá-las sempre e logo no começo. É por meio desse mecanismo que chegamos à inovação efetiva.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.