desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
O propósito desse exercício é criar uma visão compartilhada das tendências em um passado recente, no presente e no futuro. No workshop, os participantes mapeiam tendências chaves do último ano, ano atual e dos próximos 3 anos. Após esse processo, eles revisam esse mapeamento, identificam padrões e debatem sobre a relevância das diferentes tendências. É um workshop útil para auxiliar na discussão e debate sobre temas como: sociedade, tecnologia, política, etc.
Um curso online ao vivo de 6 semanas de duração. Um curso para quem busca desenvolver um novo olhar sobre o futuro e explorar tendências para futuros possíveis.
Antes de começar o workshop, certifique-se que há espaço nas paredes da sala para, posteriormente, colar os post-its. Faça 3 divisões, do mesmo tamanho, na parede (use a fita crepe para demarcar as divisões).
Com uma caneta de ponta grossa, escreva em 3 folhas de papel: "ano passado", "este ano", e os três próximos anos (ex:" 2016, 2016, 2018") - um em cada folha.
Cole uma folha em cada divisão na parede, em ordem cronológica.
Como esse workshop tem uma dinâmica mais rápida e muitas vezes há mais barulho (devido a quantidade de pessoas falando ao mesmo tempo), participantes mais introvertidos podem ficar longe da parede, especialmente se o grupo é grande. Caso você identifique essa situação, incentive todos a participar.
Dê a cada um dos participantes uma caneta e post-its.
Organize o grupo em um meio círculo, de frente para a parede com as divisórias.
Explique o propósito do workshop e passe as seguintes instruções:
Nós iremos, como grupo, criar uma visão de futuro, usando como base o passado e o presente.
Individualmente , você irá escrever uma "coisa" significante (tendência, tecnologia, movimento político, mudança de comportamento, inovação médica, etc.) em um post-it: uma "coisa" por post-it.
Depois, você deve colar o seu post-it na parede. Ao colar na parede, você deve falar em voz alta, de modo que o resto do grupo escute.
Não há necessidade de esperar pela sua vez para colar o post-it. Assim que tiver escrito um, vá até a parede e cole.
Nosso objetivo é preencher toda essa parede nos próximos 15 minutos.
O foco dessa atividade também pode ser direcionado para um tema específico, por exemplo, focar apenas em tendências ligadas à tecnologia, ou tendências ligadas à moda.
Comece com "coisas" relacionadas ao último ano. Dê 5 minutos para que os participantes preencham com post-its toda essa parte da parede. Em seguida, vá para o ano atual e depois para os próximos anos no futuro.
Auxilie o grupo a continuar colando os post-its na parede e incentive todos a participar. Se sentir que o rimo está diminuindo, faça perguntas ou dê sugestões para inspirar o grupo.
Quando acabar o tempo, mantenha o grupo de frente parede. Peça que eles olhem os post-its em todas as sessões e tentem identificar padrões e temas comuns em cada um dos anos. Se você tiver tempo, crie subgrupos para agrupar tendências em cada ano e peça que preparem um resumo das tendências chave.
Faça uma reflexão com o grupo. Algumas questões que você pode levantar são:
Incentive os participantes a responder a partir da própria perspectiva, falando "EU" e não "NÓS".
Encerre o workshop compartilhando alguns temas que você ouviu durante a discussão.
Pergunte para o grupo como eles gostariam de preservar esses pensamentos e aprendizados para usar no futuro.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.