desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
O cliente no centro dos negócios (ou o cliente no centro da estratégia ou foco no cliente) é uma abordagem às empresas onde o cliente é colocado no centro da filosofia, estratégia e operações de uma organização. Este exercício promove a exploração colaborativa e a reflexão em torno da abordagem de uma organização aos seus clientes. Os participantes discutem e compartilham experiências positivas que tiveram como clientes e usam isso para definir sua abordagem de "centralização do cliente" como o grupo. Eles discutem diferentes grupos de clientes com base em necessidades e exploram se a organização teve sucesso ao atender essas necessidades no passado. O exercício termina com uma priorização de áreas para melhoria.
Curso online de 6 semanas que vai transformar sua maneira de enxergar, desenhar e desenvolver experiências com foco em necessidades reais dos consumidores.
Comece explicando o objetivo da sessão: "refletir sobre o cliente como centro dos negócios em nossa organização e como podemos nos tornar mais centrados no cliente".
Introduza esta definição básica do cliente como centro dos negócios como uma estrutura para desenvolver este workshop. Explique que este conceito pode ter muitas definições e esta é apenas uma formulação ampla: "O cliente no centro dos negócios (ou o cliente no centro da estratégia ou foco no cliente) é uma abordagem de negócios que tem como base incluir o cliente como o centro da filosofia, estratégia e operações de uma organização.
Realize um check-in perguntando aos participantes como eles gostariam de contribuir e o que gostariam de levar do workshop.
Esta sessão também pode ser usada para trabalhar com diferentes partes interessadas: centrado no parceiro, centrada nas pessoas, centrada no revendedor etc.
Para apoiar os participantes a pensar de forma empática, peça que cada um deles resgate uma excelente experiência que eles tiveram como clientes. Por que foi tão bom? Quais foram os fatores que levaram à sua satisfação?
Disponha o grupo em formato U / ferradura e se posicione perto de um quadro branco / flipchart.
Peça a cada um dos participantes que explique brevemente sua experiência enquanto escreve os principais fatores / palavras / princípios que emergirem. Este passo deve demorar cerca de 15 minutos.
Ainda de pé no quadro branco / flipchart, dê aos participantes o desafio de "definir como centralizar os negócios em torno do cliente em sua organização, utilizando uma única frase".
Divida-os em grupos de 3-4 pessoas e peça a cada grupo escrever sua definição em letras claras em um pedaço de papel A4. Dê a eles 10 minutos.
Quando o tempo terminar, peça que os grupos fixem suas definições na parede. Leia brevemente cada definição. Convide o grupo a identificar palavras e frases comuns e destaque-as como elas são apontadas. Explique que essas declarações representam uma definição de trabalho compartilhada para este grupo (mesmo que existam algumas diferenças entre elas).
Agora que eles definiram sua abordagem, peça aos participantes que pensem sobre quem são seus clientes. Eles devem se colocar no lugar deles e tomar notas utilizando post-its e caneta, sobre como se sentem como indivíduos e sobre os motivos pelos quais os clientes compram os produtos e serviços. É importante utilizar a formulação: “(eu contrato esse produto ou serviço para que ele) me ajude a ..." como no exemplo abaixo:
Quando o tempo acabar ou todos terminaram, os participantes deverão fixar os post-its com as frases no flipchart / quadro / parede, uma pessoa por vez, agrupando as razões similares. Você também pode precisar de algum tempo extra para finalizar o agrupamento. No total, isso deve demorar cerca de 10 minutos.
Divida o grupo em equipes de 3-4 pessoas. Cada equipe deve retirar um post-it do agrupamento de post-its. Esses agrupamentos representam tipos específicos de clientes. Em um quadro branco / flipchart / projetor, coloque as seguintes categorias de comportamento centrado no cliente (veja a referência abaixo):
As equipes devem discutir como os seus clientes se posicionam nessas categorias. Quando conseguimos fazer isso? Quando falhamos? Peça que escrevam cada um dos exemplos em um flipchart ou post-its grandes.
Dê 30-40 minutos para fazer isso, mas esteja preparado para ajustar de acordo com as necessidades do grupo.
Dê às equipes 5 minutos para preparar uma breve apresentação com os seus principais aprendizados e compartilhar com todo o grupo.
Após as apresentações, o grupo como um todo deve discutir as principais áreas de melhoria que emergiram desta sessão. Você ou o grupo devem escrever e priorizar essas áreas de melhoria.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.