desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Esta atividade foi pensada para ser um workshop autônomo ou para ser acompanhada da ferramenta de Autoavaliação da equipe. Com base em reflexões e insights sobre o processo de trabalho, a equipe "atualizará" seu sistema operacional fazendo escolhas ponderadas sobre como trabalhar em grupo. O objetivo é promover um desenvolvimento gradual, mais do que uma mudança radical, isto é, faz-se a projeção do estado ideal para a equipe e se trabalha paulatinamente nesse sentido.
Um curso online de 6 semanas para transformar o seu jeito de liderar com base em ferramentas e a mentalidade de um líder do futuro.
Sua equipe é um sistema. Ele é complexo, tem diversas peças interligadas e vem evoluindo ao longo de dias, semanas, meses ou anos para se tornar o que é hoje. Muito provavelmente, essa evolução tenha sido inconsciente. Esta ferramenta ajuda a redesenhar gradualmente esse sistema.
Estamos emprestando o termo Sistema Operacional (SO) da informática para denotar um sistema complexo que serve de suporte para o trabalho de pessoas (programas a serem executados) e é melhorado ao longo do tempo via iterações constantes e pequenas.
O "Sistema Operacional" não deve ser jamais visto. A única missão na vida de um Sistema Operacional é ser o suporte para a execução dos programas
- Linus Torvalds, criador do Linux (sistema operacional aberto)
--
Reúna o grupo e afixe o mapa de frases do Workshop de Autoavaliação da equipe.
Dê algum tempo para a equipe ler as frases. A equipe deverá ter tempo suficiente para resgatar o mindset do Workshop de Autoavaliação da equipe.
Se o workshop ainda não foi realizado, use 15 minutos para refletir com os participantes sobre as categorias:
Relações de equipe e meio ambiente
Informação e tomada de decisão
Responsabilidade e prestação de contas
Aprendizagem e propósito individual
Propósito coletivo
Lucro e produtividade
Considere as categorias uma a uma e pergunte ao grupo:
Como uma equipe ideal, preparada para o mundo conectado e com o propósito e a cultura definidos, poderia fazer isso de outra forma?
Faça uma rodada estruturada no grupo, pedindo que todos participem. A ideia é conseguir frases positivas e de aspiração que respondam à pergunta. Apenas uma pessoa pode falar por vez.
O que se busca é consentimento e não consenso. Não é preciso que todos concordem com as novas frases, basta não haver ninguém que discorde totalmente.
Explique ao grupo que, na vez de cada um, podem elaborar sobre uma frase já mencionada ou dela discordar. E se não concordarem, devem apresentar uma solução alternativa.
Continue com rodadas estruturadas até ter uma decisão sobre a primeira frase para a primeira categoria.
Cole a primeira frase na parede ou adicione/altere um documento digital.
Crie o máximo de frases positivas e de aspiração que puder no tempo disponível. É importante dizer que este é um trabalho coletivo difícil e, se for feito corretamente, demanda tempo e é mentalmente cansativo.
15 minutos antes de terminar a sessão, escolha uma frase para desenvolver com o grupo na semana seguinte. Cada membro da equipe deve se comprometer verbalmente a se concentrar em mudar esse elemento do comportamento da equipe.
Na sua próxima reunião de rotina (ou uma agendada, se não tiver reuniões de rotina), discuta apenas essa frase:
Como foi?
Funcionou?
A abordagem precisa ser revisada?
Faça isso com cada nova frase. Deve ser um processo contínuo. Pense na frequência de atualizações dos aplicativos do celular. Quase todos os dias há uma nova versão do Facebook, WhatsApp ou do Google Maps para download, com melhorias incrementais no sistema operacional.
É essa a mentalidade que você precisa ter.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.