desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
A Curva de Difusão é uma atividade de reflexão e discussão baseada na teoria da difusão de inovações. Usando os princípios básicos da curva de difusão, a atividade pede que os participantes reflitam sobre em quais áreas da vida deles, eles se consideram: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”? Também pode ser estendido para que os participantes apliquem a mesma lente às organizações ou empresas para as quais trabalham.
Usando fita adesiva no chão recrie o modelo de curva de difusão. Faça o maior modelo possível e destaque as diferentes categorias dentro da curva de difusão: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”.
Comece com uma breve explicação da teoria da curva difusão de inovações (veja abaixo). Use um slide projetado ou um quadro branco para mostrar aos participantes o modelo e revisar cada categoria. Esta explicação não precisa ser aprofundada. Lembre aos participantes que o modelo está sendo introduzido aqui simplesmente como uma ferramenta de reflexão.
Difusão de Inovações é uma teoria que procura explicar como, por que e a que ritmo novas idéias e tecnologia se espalham pelas culturas ... a difusão é o processo pelo qual uma inovação é comunicada ao longo do tempo entre os membros de uma sistema social... até atingir a massa crítica. Suas categorias são: “inovadores”, “primeiros-adotadores”, “primeira maioria”, “maioria tardia” ou “resistentes”. (Wikipedia)
Peça aos participantes que reflitam por alguns minutos sobre as seguintes questões:
Após alguns minutos de reflexão, os participantes devem se juntar em pares e caminhar juntos pela curva de difusão. O par pode se mover através da curva em qualquer ordem que desejaram, mas eles devem passar por cada uma das categorias e compartilhar brevemente as respostas da perguntas do passo anterior.
Depois que os pares se moverem por todas as categorias da curva de difusão, reúna o grupo e encoraje-os a compartilhar reflexões e percepções espontâneas.
** OPCIONAL ** Utilize essas perguntas adicionais para estimular diferentes tipos de aprendizado:
Peça para que os participantes se coloquem nas categorias ao responderem a cada pergunta e convide alguns deles para dividir brevemente com o grupo que reflexões os levaram a escolher suas respostas.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.