This site is also available in English
innovation

Ideação de desenho da maçã

O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.

  1. Passos 1:

    Divida os participantes em grupos de 4 a 6. Entregue a cada grupo, uma folha de flip chart já dividida em 6 linhas e 5 colunas, formando 30 quadrados.

  2. Passos 2:

    Explique o exercício para o grupo. Fale que é um exercício simples, que vai ajudá-los a entender alguns princípios de criação e geração de ideias, além de introduzir uma mentalidade de divergent thinking (criação de ideias através da exploração de várias soluções possíveis).

    Explique que é um exercício divertido! Eles irão trabalhar em silêncio por 10 a 15 minutos para desenhar a maior quantidade de maçãs que eles conseguirem.

  3. Passos 3:

    Distribua as canetas, de preferência de cores variadas, para cada grupo. Os grupos terão de 10 a 15 minutos para preencher todos os quadrados. Peça que comecem do primeiro quadrado no canto esquerdo. Cada participante deve desenhar uma maçã e dar lugar para o próximo da fila.

    Lembre-os que não é permitido desenhar uma maçã igual a outra que já foi desenhada antes. O exercício deve ser feito em silêncio. Coloque uma música relaxante enquanto os grupos desenham.

  4. Passos 4:

    Encerre o exercício quando todos os grupos tiverem preenchido a folha ou acabar o tempo.

  5. Passos 5:

    Peça para os grupos discutirem por 2 a 3 minutos o que eles aprenderam e quais foram seus insights sobre o exercício. Algumas Perguntas pars Reflexão que você pode fazer para ajudá-los nesse processo: como foi fazer esse exercício? O que você pode aprender sobre criatividade? Que conclusões vocês podem chegar após realizar o exercício?

  6. Passos 6:

    Junte todos em um único grupo em um meio círculo, de frente para as folhas com os desenhos da maçã.

    Faça as mesmas perguntas do quinto passo e comente as respostas. Não se esqueça de apontar as semelhanças entre os desenhos dos grupos. Durante a discussão do grupo, foque nesse seguintes pontos: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais.

    Notas do Facilitador

    Se quiser, escreva os principais aprendizados em uma folha flip chart e a deixe em um lugar visível. Esse exercício é sobre o valor do divergent thinking. Você pode fazer o mesmo exercício com outros temas além da maçã, como: desenhe 30 logos, escreva 30 slogans, desenhe 30 carros, etc.