desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Um workshop, inspirado no modelo de responsabilidade pessoal de Peter Smith, para a equipe ponderar e, em última instância, melhorar seu alinhamento com o propósito/objetivos e a autonomia dos membros da equipe. Use-o para consolidar uma cultura de responsabilidade pessoal, capacitando a equipe para se adaptar rapidamente e transitar pela mudança.
Um curso online de 6 semanas para transformar o seu jeito de liderar com base em ferramentas e a mentalidade de um líder do futuro.
Antes de iniciar o workshop, na qualidade de líder, dedique um tempo para pensar e definir dois pontos importantes:
1. Definir os parâmetros aceitáveis de autonomia para a sua equipe
2. Definir o que a sua equipe precisa alinhar
Caso você não seja o líder formal do grupo, discuta esses dois pontos com o líder em questão. Trata-se de um passo prévio importante, visto ele que criará uma base para o workshop e para as decisões decorrentes dele.
Se a equipe ainda não tiver definido de maneira clara seu propósito, cultura e rotinas de trabalho, considere aplicar as ferramentas Propósito e cultura e Ponto de partida antes de realizar este workshop.
Uma vez que os parâmetros de autonomia e alinhamento sejam satisfatórios, reúna o grupo e aplique a ferramenta de Alinhamento e Autonomia de Peter Smith.
Este artigo apresenta uma descrição detalhada da ferramenta. Para uma introdução breve, assista aos primeiros cinco minutos deste vídeo do Henrik Kniberg, Coach de Agile no Spotify.
Uma opção é pedir que os participantes leiam o artigo e/ou assistam o vídeo antes do workshop. Não deixe de reservar um tempo para discutir e compreender o modelo antes de seguir para o Passo 2.
Peça ao grupo para fazer uma reflexão sobre os últimos 3-6 meses do trabalho com a equipe.
Com base na compreensão coletiva do modelo, peça que cada um pense em momentos quando se sentiu:
Não há problema se o grupo não conseguir pensar em um momento para cada um, porém incentive-os a fazer uma reflexão profunda e explorar seu próprio relacionamento com a equipe e a empresa, fazendo anotações durante a reflexão.
Depois que todos tiveram tempo para essa reflexão, peça que compartilhem, um de cada vez, com todo o grupo.
Opcional: Uma ideia é traçar uma linha de tempo na parede com os últimos 3 ou 6 meses e pedir para cada participante escrever seus momentos nesta linha quando forem compartilhar.
Agora peça ao grupo que pense individualmente nas seguintes perguntas:
Peça aos participantes que sejam francos e abertos, na medida do possível, e que sejam específicos ao falar do que os impede ou ajuda.
Mais uma vez, peça que compartilhem um por um com o resto do grupo.
Após a rodada de compartilhamento, procure resolver quaisquer possíveis equívocos ou mal-entendidos, sem deixar de esclarecer as expectativas do que é possível em termos de autonomia.
Finalmente, com base no que foi expresso no passo anterior, convide o grupo a sugerir ações tangíveis que a equipe poderia pôr em prática para aumentar o alinhamento e a autonomia.
Peça aos participantes que sugiram ações, escrevendo cada uma num post-it e colando na parede. Feitas as sugestões, revise-as e decida em grupo como proceder com cada uma.
Encerre a sessão com uma rodada rápida, pedindo para cada membro compartilhar um aprendizado chave do workshop.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.