desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Os participantes trabalham em pares.
Cada participante tem um flip-chart com o modelo de seta desenhado sobre ele (a seta deve ocupar a maior parte da folha). Prepare-os com antecedência ou peça aos participantes que dessem.
Introduza a sessão. Explique que o objetivo é ajudar os participantes a criar uma visão do futuro e a estabelecer ações tangíveis sobre como atingir essa visão.
Em pares, os participantes se entrevistarão: a pessoa A entrevistará a pessoa B, passando por todas as etapas e depois a pessoa B faz o mesmo com a pessoa A.
Peça que os participantes fechem os olhos e visualizem sua vida daqui a 1 ano (ou outro horizonte de tempo, veja as notas do facilitador abaixo).
Peça que eles explorem essa visão futura e guie-os com perguntas como:
Adapte essas perguntas ao grupo com o qual você está trabalhando e seu contexto particular.
Após a visualização, todos os participantes desenham sua visão no ponto 1 em seu flip-chart. Ao desenhar, os participantes tornam sua visão tangível sem se concentrar demais nos detalhes.
Após o desenho, a pessoa A começa a entrevistar a pessoa B.
Pessoa A entrevista a pessoa B.
Primeiro, o entrevistador pede a seu parceiro para imaginar os fatores-chave que apoiaram a visão a ser realizada.
Lembre os participantes para falar como se estivessem olhando para trás, descrevendo o que os ajudou a perceber sua visão. Eles devem estar no tempo da visão e voltar para o presente. Poderia ser coisas como "Eu recebi realmente uma boa ajuda do meu mentor", "comecei a trabalhar regularmente", "eu contratei um contador" ou "eu enfrentei meu medo do fracasso". Tudo o que teve um efeito positivo na realização a visão.
Durante este passo, o entrevistador deve escrever cada fator-chave em um post-it e fixe-lo no ponto 2 no flip-chart de seu parceiro.
Em seguida, o entrevistador pede ao seu parceiro que identifique três fatores prejudiciais que quase o fizeram falhar.
Esses fatores são as coisas que quase o fizeram desistir de alcançar a sua visão. Isso poderia ser: "eu me atrasei demais e cheguei tarde muitas vezes", "No início, não ousei sair do meu trabalho para começar algo novo" ou "quase não disse à pessoa que eu gostava que tinha uma queda por ela.” Mais uma vez, o entrevistador escreve isso nos post-its e os fixa no ponto 3 no modelo.
O entrevistador continua perguntando sobre os três fatores prejudiciais, mas muda o foco para o que a pessoa fez para superá-los. Por exemplo, “eu contratei um serviço de despertar para me acordar todas as manhãs", "eu desenvolvi uma nova habilidade que me levou ao meu novo emprego dos sonhos". O entrevistador escreve essas soluções no post-its e as atribui aos problemas junto ao modelo.
Finalmente, o entrevistador pede ao seu parceiro que considere os passos que eles já tomaram em direção a sua visão. Eles podem dizer: "Eu me inscrevi para este curso", ou "eu comecei a treinar nesta nova habilidade".
A linha pontilhada representa hoje e o entrevistador escreve e adiciona estes post-its ao ponto 4 no modelo.
Após a conclusão da primeira entrevista, repetem o processo invertendo os papéis.
A flecha de cada participante está agora cheia de post-its que representam um plano de ação para alcançar a visão. Se o horizonte temporal é de 3 meses ou 3 anos, a seta representa um caminho realista para chegar até lá
Incentive os participantes a manter sua flecha e até mesmo publicá-la em algum lugar onde eles a vejam e se inspirar nela diariamente.
Termine a sessão com um check-out onde cada participante compartilha a próxima ação que eles tomarão em direção a visão deles.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.