desbloquear insights e inovação
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Um conjunto de recursos que você pode utilizar para aplicar a colaboração criativa em sua equipe ou organização.
Ferramentas para desbloquear a criatividade, descobrir informações valiosas e desenvolver novos produtos e serviços.
Ferramentas para injetar energia no processo, fazer as pessoas se moverem e se divertirem.
Ferramentas focadas na implementação e condução e apoio à mudança nas organizações.
Ferramentas para construir equipes efetivas e promover a confiança e a abertura para uma melhor colaboração.
Ferramentas para desenvolvimento pessoal, reflexão, autoconsciência e para integrar o aprendizado e o crescimento no dia a dia.
No workshop Um protótipo em 90 minutos, a equipe tem o desafio de criar o protótipo básico de um aplicativo clicável numa sessão curta de tão somente 90 minutos. É um workshop fácil de preparar e fazer que demonstra como dá para transformar rapidamente uma visão num protótipo pronto para testes. Use-o para inspirar o grupo a aderir ao espírito de prototipagem.
Boas vindas e apresentação (5 min)
Diga aos participantes que baixem e configurem o aplicativo POP App, pelo menos um dia antes do workshop, e já se familiarizem com a interface – não precisarão de mais do que 5-10 minutos.
Inicie o workshop, recebendo os participantes e explicando que, nos próximos 90 minutos, vão criar protótipos de aplicativos clicáveis, prontos para teste e apresentação.
Enfatize que o workshop será rápido e prático. Incentive o grupo a partir para a criação e diversão, sem ter que buscar a perfeição.
Divida o pessoal em grupos de 2-4, sendo que cada grupo tem que ter pelo menos uma pessoa que baixou o aplicativo.
Identificar uma necessidade (10 min)
Explique que o primeiro passo é identificar uma necessidade de usuário ou lacuna de valor que um novo serviço digital poderia resolver.
Há várias abordagens possíveis, como, por exemplo, com as seguintes perguntas:
Você também pode aplicar a Ferramenta de Divisão do dia ou a Pesquisa rápida antes do workshop para definir necessidades relevantes.
O objetivo é que cada grupo identifique uma necessidade relevante ou uma lacuna de valor.
Idear (15)
Partindo da necessidade/lacuna de valor identificada, cada grupo deve agora passar 15 minutos para conceber um serviço digital.
Distribua papel e caneta para os grupos e instrua-os a fazer anotações e esboços à medida que desenvolvem o conceito. Incentive os grupos a serem criativos, indo para além de ideias óbvias.
Explique que não precisa restringir a ideia do serviço a um aplicativo, porém um aplicativo deve ser um componente do serviço.
Após 15 minutos, cada grupo deve ter um conceito de serviço definido de forma aproximada.
Rascunhar (15)
Explique que o próximo passo é criar um protótipo de aplicativo clicável simples para o seu conceito.
Dê a cada grupo vários moldes impressos de tela de iPhone. A tarefa deles é criar pelo menos 4 frames do aplicativo para o serviço.
Devem imaginar que estão construindo um protótipo para mostrar e testar com potenciais usuários. Incentive-os a prototipar os principais recursos e fluxos que demonstram o valor do serviço.
Produzir (15)
O próximo passo é usar o POP App para fazer o upload dos esboços e criar os protótipos clicáveis. Explique a função básica do POP App: Fazer upload de desenhos e, em seguida, criar elementos dentro deles, clicáveis para criar fluxos de uma tela para a outra.
Enquanto os grupos fazem a atividade, ande pela sala, ajudando os grupos que precisam de mais orientação para usar o aplicativo. Incentive os participantes a se ajudarem mutuamente também, com participantes experientes ajudando quem tiver dificuldade.
Quando os grupos terminarem, peça que usem a função 'Compartilhar' para compartilhar os protótipos com você, o moderador ou outra pessoa que irá reuni-los e colocá-los no projetor. (A POP App permite o compartilhamento via link, e-mail, Facebook, Twitter ou SMS)
Usando um computador conectado ao projetor, reúna os links para que possam ser abertos e projetados um atrás do outro.
Apresentar (15)
Convide cada grupo a fazer uma apresentação de 2 minutos do protótipo. Cada apresentação deve abranger:
Se houver tempo, após cada apresentação, convide outros grupos a elaborar sobre o conceito do aplicativo, utilizando o "sim... e" para trazer sugestões sobre como ele poderia ser desenvolvido.
Encerrar (15)
Depois de todas as apresentações, reunir todo o grupo. Convide os participantes a refletir individualmente por cinco minutos sobre as seguintes perguntas:
Depois que os participantes refletiram individualmente, convide-os a compartilhar reflexões no grupo maior.
Encerre a sessão.
O propósito desse exercício é demonstrar 3 princípios básicos usados para criação e geração de ideias: quantidade é condição para qualidade, construir sobre ideias que já existem, as ideias que temos são geralmente iguais. O formato é simples: pequenos grupos devem desenhar maçãs. Ao final do exercício, o grupo reflete sobre os desenhos e aprendizados.
IDOARRT é uma ferramenta simples que ajuda você a conduzir um processo em grupo ou uma reunião eficaz ao determinar claramente, logo no início, seu propósito, estrutura e objetivos. A ideia é que todos os participantes compreendam todos os aspectos da reunião ou processo, criando assim um terreno comum seguro para começar. A sigla significa Intenção (Intention), Resultado Desejado (Desired Outcome), Agenda (Agenda), Regras (Rules), Papéis e Responsabilidades (Roles and Responsibilities and Time) e Tempo (Time).
Essa é uma atividade para ser feita no início de workshops que envolvem outras atividades. O foco é o compartilhamento de medos, ansiedades e incertezas relacionadas ao tema do workshop ou atividade proposta. O propósito é criar abertura e confiança dentro do grupo. O Stinky Fish (ou peixe fedorento) é uma metáfora para: "aquilo que você carrega consigo e não gosta de falar sobre, porém por mais tempo que você esconda isso, mais vai cheirar mal". Expondo o Stinky Fish (medos e ansiedades), os participantes começam a se identificar e se sentir mais confortáveis na hora de compartilhar seus sentimentos, além de identificar áreas para desenvolvimento e aprendizagem.
Um exercício para a melhorar a interação do grupo, no qual os participantes são desafiados fisicamente e devem ajudar-se, de modo que consigam atravessar um espaço pré-determinado. Os participantes devem trabalhar em conjunto, usando estratégia e criatividade para resolverem um problema. O foco é na comunicação, colaboração, liderança, paciência e resolução de problemas.
Este workshop tem como objetivo ajudar os participantes a definir, decidir e alcançar seus objetivos. Ele apoia os participantes a imaginar onde eles querem estar no futuro, em um nível holístico, e ajuda a definir os passos que os levarão até lá. Ao final, os participantes terão uma imagem mais clara das ações que eles precisam realizar.
Este é um excelente exercício para aproximar grupos, criar vínculos interpessoais e construir confiança. Os participantes ficam frente uns aos outros e têm 30 segundos para dar feedback positivo à outra pessoa. O grupo se move até que todos tenham dado feedback a todos. Muitas vezes é usado como parte das atividades de encerramento, para criar uma sensação energizada para sair.